Mudar Para Dentista

O que é DICOM?

Com a popularização dos exames tomográficos, observei uma busca maior por entender o que é o DICOM. 

Primeiramente, DICOM é a sigla para Digital Imaging and Communications in Medicine (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina) e representa um conjunto de normas criado para padronizar o formato eletrônico utilizado no armazenamento e na comunicação das imagens.  Com a padronização, tomografias, ressonâncias, radiografias e etc – são armazenados em um formato único.

Este padrão estabelece uma linguagem comum entre os equipamentos tomográficos de marcas diferentes (que geralmente não são compatíveis), e entre equipamentos de imagem e computadores, estejam estes em hospitais, clínicas ou laboratórios.

DICOM nada mais é do que um tipo de arquivo, como tantos outros que lidamos no dia a dia como dentistas e radiologistas. Para abrir um arquivo em PDF você vai precisar do Adobe Reader instalado, logo, para visualizar um arquivo DICOM você irá precisar de um programa específico para isso.

Existem diversos visualizadores pagos e gratuitos no mercado, disponibilizamos três opções gratuitas na nossa página de downloads. Você pode acessá-las aqui.

Dra. Karla Abdala - Gestora SK Imagens Odontológicas


Possui alguma dúvida sobre arquivos DICOM ou Tomografia Computadorizada Cone Beam? Fale com a gente, nossa equipe está preparada para te ajudar. Estamos aqui por você! 💙

Central de Atendimento: (21) 4003-9108 – opção 2   |   WhatsApp para Dentistas: (21) 9 8682-5899

Comentarios

    Deixei seu comentario