Todos os anos, o mês de outubro é marcado pelo movimento Outubro Rosa, uma campanha global que visa conscientizar sobre a importante da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
A cor rosa, símbolo internacional desse movimento, representa a luta contra essas doenças. Neste mês, diversas ações e eventos são promovidos para informar a população sobre como se prevenir e detectar o quanto antes a doença.
Detecção precoce
Além da importância de consultar regularmente um profissional da saúde, a detecção precoce é crucial na luta contra o câncer de mama. Estudos mostram que, quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de tratamento eficaz e cura são significativamente aumentadas.
O exame clínico das mamas, mais indicado uma semana após o término da menstruação, é indispensável para a detecção precoce do câncer, complementado pela mamografia anual, a partir dos 40 anos ou antes, se houver histórico familiar.
Esses métodos são fundamentais para ajudar a identificar alterações que podem indicar a presença de câncer, permitindo que a intervenção médica ocorra o quanto antes, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.
Fatores de risco
Os sintomas das doenças podem variar em cada caso, porém os mais comuns incluem:
- Nódulos nas mamas ou axilas.
- Alterações na forma ou tamanho das mamas.
- Mudanças na textura da pele (como a presença de covinhas).
- Secreção anormal nos mamilos.
- Sangramento vaginal anormal.
- Menstruação mais longa que o normal
É fundamental que qualquer alteração percebida seja imediatamente comunicada a um profissional da saúde.
O Outubro Rosa é mais do que uma campanha; é um lembrete da importância de cuidar da saúde e estar atento aos sinais que o corpo dá.
A conscientização, o apoio mútuo e a disseminação de informações são fundamentais para vencer essa luta.
Faça parte da campanha. Juntos, somos mais fortes!