USO DO PROTETOR DE TIREOIDE NA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Na radiologia odontológica, o índice de radiação que o paciente recebe durante o exame é bem pequeno, mas mesmo assim todos os exames são realizados com a proteção necessária para a segurança do paciente.

Cada exame possui sua indicação, por exemplo, no caso da radiografia panorâmica e tomografia cone beam da região da mandíbula é recomendado pela ABRO (Associação Brasileira de Radiologia Odontológica) o uso do avental de chumbo durante a captura das imagens. Nestes exames o uso do protetor de tireoide não é indicado pois pode interferir nos resultados e impactar na qualidade da imagem obtida, o que por sua vez dificultará a análise e diagnóstico do dentista.

Nesse sentido, a não utilização do protetor de tireoide visa garantir a precisão e a confiabilidade dos exames, evitando a necessidade de repetição dos procedimentos e proporcionando uma melhor experiência para o paciente.

No caso da radiologia odontológica, o uso do protetor de tireoide é indicado para a realização das radiografias periapicais e bite-wings, como na imagem acima.

É fundamental ressaltar que os exames por imagem na odontologia devem ser realizados somente em pacientes com indicação clínica, ou seja, quando há necessidade real de obter informações complementares para o diagnóstico e o planejamento do tratamento. Quando corretamente indicadas, essas imagens podem beneficiar significativamente os pacientes, auxiliando os profissionais de saúde a oferecer um cuidado mais preciso e eficaz.

Confira também o vídeo do Dr. Dráuzio Varela sobre a fake news que correlacionava a realização de exames odontológicos e mamografias com o desenvolvimento do câncer na tireoide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *